logo
Acervo Batista Regular
 um lápis curto é melhor do que uma memória comprida
"A memória do justo é abençoada..." Provérbios 10:7

  

 

Como Escrever a História da Sua Igreja
Aqui são as etapas iniciais para escrever a história da sua igreja.

Nota: Quando for possível, escreva pelo menos o primeiro e sobrenome das pessoas que você está mencionando. Em 50 anos, pessoas novas não vão saber quem era "Dona Maria".

1. Primeira Etapa
Quando foi o início de sua igreja?
Quem fundou sua igreja?

Opcional (aliás, é bom saber)
      Por que sua igreja foi iniciada? (Quais foram os eventos que levaram seu pastor fundador a abrir sua igreja?)
      Como foi o primeiro culto (se alguém lembrar)

2. Segunda Etapa
Identifique todos os pastores que tem pastoreado a sua igreja.
      Qual é o nome (completo) de cada um?
      Quais são as datas que cada um pastoreou na sua igreja?
Comece a colecionar uma ou duas fotos boas dos pastores.

Se você não pode identificar as datas exatas quando os pastores estavam na sua igreja, pelo menos tente achar seus nomes e a ordem que eles serviram na sua igreja. Se sua igreja tem mais de 50 anos, é capaz que você não vai conseguir os nomes completos de todos (se eles não estão escritos nas atas da sua igreja). As vezes você só vai conseguir o nome do pastor e sua esposa (ex. Pr. Filipe e sua esposa Dona Conceição). Isto ajudará pessoas a pesquisar a história da sua igreja no futuro.

3. Terceira Etapa
Quem eram os membros fundadores da sua igreja? (use nomes completos quando puder)

4. Quarta Etapa
Quais são os lugares onde sua igreja tem alugado e usado para realizar reuniões semanais? Para a maioria das igrejas, isto é fácil: só utilizou um prédio para seus cultos. As vezes uma igreja tem usada 3 ou 4 prédios diferentes. Identifique cada lugar e as datas que eles usaram aquele prédio para suas reuniões. Seria bom incluir uma foto do exterior e do interior do prédio da época quando vocês estavam usando o prédio. Dê uma descrição básica de cada prédio ou lugar próprio ou alugado.

5. Quinta Etapa
A sua igreja vai precisar uma foto boa (tipo de estúdio é melhor) de cada pastor que tem trabalhado na sua igreja como o pastor titular. É bom ter um retrato dele. Uma segunda foto com o marido e sua esposa na época quando eles estavam na sua igreja é bom ter também. Se um pastor pastoreou sua igreja quando ele tinha 19 anos, você não quer uma foto dele com 88 anos.

Os líderes da igreja devem ficar responsáveis por entrar em contato com os pastores (ou seus descendentes) que têm trabalhado na sua igreja e adquirir as fotos necessárias. Não é a responsabilidade da pessoa escrevendo a história da igreja tentar achar o paradeiro de todos os pastores que passaram naquela igreja. Quando você terminar sua história sobre sua igreja, inclua as fotos que você tem em mãos. Coloque também as fotos que têm dos pastores num envelope marcado "Fotos dos pastores" e coloque-as num lugar seguro, talvez com as atas da igreja.

6. Sexta Etapa
Identifique e explique um pouco sobre membros que tem ajudado a igreja e tem sido uma benção. Tente escrever algo sobre os diáconos. Os professores que dedicaram muitos anos de serviço à igreja merecem um tipo de reconhecimento especial na história daquela igreja.

Observação importante: no verso de cada foto, identifique quem ele é com seu nome e a data quando a foto foi tirada. Para as fotos históricas da sua igreja, pelo menos tente identificar a década quando a foto foi tirada.

7. Sétima Etapa
Quando você tiver o projeto pronto, peça para alguns dos líderes e/ou membros com mais tempo na sua igreja ler seu manuscrito, e verificar seus fatos e observações. Depois, faça cópias para distribuir para os membros. Coloque algumas cópias no acervo da igreja. Por favor, envie uma cópia para o Acervo Batista Regular para que possamos colocá-la no acervo.

Outras Observações e Informações
Qual foi a melhor época da sua igreja? Escreva mais sobre aquela fase da igreja.

Como um historiador, colecione os fatos e não tente interpretar porque certas coisas aconteceram. Você quer que pessoas leiam sua história e depois digam: "Sim, isto está correto." Você não quer envolver-se numa briga antiga da sua igreja e abrir uma lata de minhocas onde pessoas nos dois lados da contenda vão atacar você. Você quer que os dois lados fiquem satisfeitos e contentes com o que você escreveu. Às vezes, é melhor não tratar ou incluir na história da sua igreja certos eventos que causaram problemas graves (especialmente num breve histórico de algumas páginas) porque aquele assunto ainda é um ponto de contenda com certas pessoas na sua igreja.

Utilize o "Efeito Auréola" (também chamado "Efeito Halo") na sua história.
Escreva o bem que pessoas fizeram e deixe fora do seu relatório e da sua história da igreja, coisas que poderiam causar polémicas para você depois. Fale a verdade do bem que pessoas fizeram e deixe o resto fora.
Não exagere nos seus elogios.

Provavelmente, o que você escreve hoje será utilizado como a base, o pontapé inicial, ou ponto de referência para todos os historiadores que vão pesquisar a história da igreja ou tentar escrever mais sobre sua igreja. Verifique os seus fatos e as datas. Não apresente como fato datas, eventos, ou pessoas quando você não tem certeza. Se você tiver dúvidas sobre uma data ou acontecimento, anote que você não tem 100% de certeza sobre aquela data (ou melhor ainda, que os membros não podiam dar a data exata daquele evento).

Lembre-se: Algo é melhor do que nada. Se você pode escrever uma breve história da sua igreja de 2 a 3 páginas, isto será algo mais comprido e mais completo do que a maioria das igrejas tem (que não tem nada escrito sobre sua história). Um lápis curto é melhor do que uma memória comprida.
 

web counter
web counter

Como Escrever a Historia da Sua Igreja